quarta-feira, 7 de março de 2012

MIT FM deixa São Paulo. Iguatemi Prime assume

Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.com a MIT FM 92.5 estava com os dias contados, deixando o dial FM de São Paulo a partir do dia 5 deste mês. Na virada dessa segunda-feira (5 de março) para terça (hoje, 6 de março) a emissora encerrou suas operações na capital paulista, interrompendo um projeto radiofônico que nos últimos meses conquistou seus melhores índices na medição geral de audiência em São Paulo (dados do Instituto Ibope). Às 0h00 de hoje a Iguatemi Prime, uma nova aposta da Rede Mundial, já estava no ar em 92.5 FM.

Com o fim da MIT FM a Rede Mundial reassume a operação do canal 92.5 FM, estação que entre 2008 e 2012 esteve nas mãos do Grupo Bandeirantes de Comunicação, empresa que atuou em conjunto com a montadora asiática Mitsubishi Motors e com a Agência África. A MIT FM teve menos de quatro anos de operações no mercado paulistano, sendo inaugurada em 9 de julho de 2008, substituindo a Scalla FM em 92.5 FM. Hoje a MIT FM saiu de cena tocando "Só o fim" do "Camisa de Venus" , logo sendo substituída pela surpresa Iguatemi Prime.

Apesar de não ter um "rótulo musical" como rádio "rock", esse gênero foi o mais presente na grade da MIT. Mesmo assim a rádio executou sucessos e levou ao ar uma linguagem que tinha como foco um publico que oscilava entre os 25 e 40 anos de idade. A primeira fase do projeto encerrado ontem levou o nome de Mitsubishi FM, alterado posteriormente para MIT FM após adaptações feitas pelo Grupo Bandeirante no projeto artístico, mudanças que hoje surtem efeito nos números da FM: a MIT deixa o dial em alta ao registrar suas melhores marcas de audiência na medição realizada pelo Instituto Ibope em São Paulo.
Essa "guinada" final nos números da MIT retiram um possível rotulo que a emissora poderia ter com o encerramento do projeto: de uma rádio custodiada que não vingou. Os números obtidos pela 92.5 FM na reta final de 2011 e no inicio de 2012 apontam tendência de crescimento e as melhores marcas da rádio desde sua criação em 2008. Com seu fim fica a dúvida de qual seria o "teto" da MIT FM em São Paulo, mercado que também tem observado o crescimento de rádios como a Kiss FM 102.1.

A estréia de uma programação com o nome Iguatemi Prime impediu o retorno da Scalla à freqüência, rádio que já passou por outros quatro canais da Grande São Paulo, três de Campinas, um de Sorocaba e um de Brasília. Às 0h00 de hoje uma vinheta identificou a nova estação, que iniciou sua trajetória executando um dos "Hits" atuais da cantora Adele. Ainda hoje você confere mais detalhes sobre a nova FM de São Paulo.

Entenda o encerramento do projeto MIT FM

O encerramento do projeto foi confirmado pelo Grupo Bandeirantes no último dia 14 de fevereiro, motivado por uma decisão da patrocinadora máster da rádio: a Mitsubishi Motors. A montadora asiática teve dois fatores como determinantes para encerrar o projeto radiofônico: crise no mercado internacional e o aumento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados. Segundo informações não oficiais a montadora também realizou cortes de outros investimentos que estavam relacionados à área de comunicação.

Com o fim do projeto o canal 92.5 FM foi repassado ao seu proprietário original, no caso a Rede Mundial.

Um comentário:

  1. Ao menos na internet, pelo site da rádio bandeirantes, ainda hoje é possível ouvir a programação que foi da MIT FM.
    Lamentável o fato, porém não há o que fazer, quanto a uma decisão comercial do patrocinador.
    Aos leitores do blog, está ai a oportunidade, que não sei até quando vai.

    Ronaldo Gomes
    São Paulo SP

    ResponderExcluir