quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curiosidade: Rede Verão “segue” através de FM da Grande Campinas


A extinta “Rede Verão” ou “Oi FM” segue com o seu perfil artístico presente no dial FM no Brasil. A emissora não possui mais operação nas praças que compunham a sua rede nacional, porém uma das estações remanescentes do projeto está veiculando uma grade de programação artística que se assemelha com o perfil que era característico do projeto Oi FM (posteriormente chamado de Rede Verão). Trata-se da Planalto FM 94.1 da região metropolitana de Campinas, emissora que segue sem definições de grade e projeto para ser veiculado através de seu canal após o fim da rede controlada pelo Grupo Bel. A emissora executa o nome fantasia de 94 FM.

A curiosidade relacionada à programação da FM foi levantada pelo site Radiocamp.org, que destaca a semelhança entre a grade musical executada pela Planalto FM e o perfil característico da extinta Rede Oi FM. A 94.1 FM de Vinhedo (emissora que possuí uma sintonia local em Campinas, Jundiaí, Valinhos, entre outras cidades da região) executa uma programação musical intercalada de vinhetas que identificam a estação, sem inserções comerciais ou outro tipo de anuncio sobre a FM. A Planalto FM também não possui locução local e utiliza o sistema de RDS de forma integrada à atual grade da emissora.

Também segundo o Radiocamp.org a 94.1 FM tem executado diariamente um noticiário de curta duração chamado “Primeira Página”, produção da Agência Rádio Web que é transmitida pela FM de Vinhedo principalmente entre os horários das 8h00 às 10h00 e também por volta do meio-dia (horários locais). A programação musical é uma mescla entre MPB, Pop e Rock (internacionais e nacionais), característicos da grade da extinta Oi FM / Rede Verão. O site também destaca a qualidade de sinal e áudio da FM, tendo boa cobertura em Campinas mesmo com a presença da Deus é Amor FM 93.9 (torre em Mogi Mirim).

A 94.1 FM de Vinhedo operou como Oi FM de Campinas entre janeiro de 2009 e dezembro de 2011. Em janeiro desse ano a rádio iniciou os trabalhos como Rede Verão, nome provisório dado à antiga Oi FM após o fim da parceria entre o Grupo Bel (operador da rede) e a Oi (empresa no ramo de telefonia e detentora da marca). Após o fim da Rede Verão para a criação do projeto Rede Esportes FM (com lançamento da Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo na data de hoje, 17 de maio), Campinas deixou a rede do Grupo Bel e segue com seu futuro indefinido.

Fonte: Tudo Radio

Nenhum comentário:

Postar um comentário