quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cidade FM completa 1 ano com nova logomarca e programação


Maior audiência em números do Grupo RBS 
completa 1 ano após reposicionamento

A Cidade FM 92.1, maior audiência em números entre as rádios FMs controladas pelo Grupo RBS, completa em julho 1 ano de trabalhos após o reposicionamento da estação em Porto Alegre. No ano passado a emissora anunciou alterações em sua grade de programação, mudança de marca e readaptação da linguagem popular da 92.1 FM. A intenção (que permanece a mesma após 1 ano de trabalhos) é levar a Cidade FM para a primeira colocação geral de audiência no ranking medido pelo Instituto Ibope. Contra a Cidade FM existem outras duas FMs populares controladas por um grupo concorrente da RBS.

As mudanças foram apresentadas aos ouvintes e ao mercado no dia 12 de julho de 2011, com a realização de um evento na sede da RBS (grupo de comunicação que controla a emissora popular). A principal mudança imposta na Cidade FM na época foi a alteração da logomarca da FM, após anos com a mesma grafia. A grade da musical da FM gaúcha também passou por uma reformulação, porém sem alterar o gênero eclético da estação. O playlist da estação tem como foco todas as produções musicais sucesso no país. Foram realizadas campanhas nos demais veículos da RBS para promover as mudanças na 92.1.

Um ano depois das mudanças a Cidade FM segue tendo dificuldades para ganhar novas posições no ranking de audiência, ocupando hoje a terceira colocação da pesquisa do Instituto Ibope. Na frente da Cidade estão as também populares 104 FM 104.1 (rádio que mantém a liderança com certa facilidade) e Eldorado FM 96.7 (atual vice-líder). As duas concorrentes da Cidade FM são controladas pela Rede Pampa, principal concorrente da RBS no rádio de Porto Alegre. Porém a Cidade também coleciona números importantes em outros filtros de medição, que auxiliam nos argumentos comerciais da 92.1 FM na capital gaúcha.

A Cidade FM é o principal projeto da RBS para ocupar a liderança geral de audiência em FM na Grande Porto Alegre, situação que ficou ainda mais em evidência quando o grupo extinguiu a antiga Metro FM 91.3. A 91.3 FM era uma das frequências mais sintonizadas de Porto Alegre e as principais atrações da antiga Metro foram absorvidas pela Cidade FM, planejamento que posicionou a 92.1 FM na liderança geral de audiência em 2008. Logo depois a Cidade perdeu a primeira colocação para a 104 FM, rádio que permanece na liderança e depois a vice-liderança para a Eldorado (rádio que também já liderou na capital gaúcha).

A 92.1 FM é a maior audiência em FM de uma estação controlada pelo Grupo RBS, considerando apenas uma frequência de transmissão. O grupo gaúcho também conta com outras estações em FM competitivas que possuem destaque local, como as rádios Gaúcha FM 93.7, Atlântida FM 94.3 e Itapema FM 102.3. No mercado AM a RBS controla as rádios Gaúcha AM 600, Farroupilha AM 680 (líder de audiência entre as AMs), Rural AM 1120 e CBN AM 1340.

Fonte: Tudo Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário