domingo, 2 de setembro de 2012

Ibope aponta que 35% das pessoas ligam o rádio enquanto utilizam outros meios


Segundo dados do Target Group Index,  35% das pessoas  do estudo declaram  sintonizar alguma estação enquanto utilizam outros meios, como revistas e internet. Presente em nove de cada dez lares brasileiros, o rádio completa 90 anos em 2012 e mostra que permanece como um meio de forte penetração nacional.

De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media, 75% da população afirma ter ouvido rádio nos últimos sete dias, o que coloca o meio na terceira posição em declaração de consumo no País. Sobrevivente da ascensão da televisão na década de 50, o rádio resiste, agora, à popularização da internet, fazendo da rede uma plataforma para a ampliação da sua audiência.

Dentro do universo Target Group Index, que representa 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos,  8% ou 4,2 milhões de pessoas afirmam ter escutado rádio pela internet nos últimos trinta dias, percentual que chega a 11% quando considerado os jovens de 12 a 24 anos. Por ter um único suporte comunicativo, a audição, o rádio permite seu consumo simultâneo com outras mídias, o que acaba por beneficiá-lo.

Segundo dados do Target Group Index,  35% das pessoas  do estudo declaram  sintonizar alguma estação enquanto utilizam outros meios, como revistas e principalmente a internet. O celular também atua como importante plataforma para a escuta do rádio. Das pessoas que possuem aparelhos com a funcionalidade, 49% afirmam utilizá-lo para escutar o meio, número que entre os jovens de 12 a 24 anos sobe para 56%.

O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 223 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.

Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.

Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 71 milhões de pessoas.

Fonte: Instituto Ibope

Nenhum comentário:

Postar um comentário