segunda-feira, 14 de março de 2016

Clube FM segue isolada na liderança de audiência no Distrito Federal



Enquanto boa parte dos mercados de rádio do Brasil convivem com mudanças e disputas acirradas por colocações, o comportamento do universo de ouvintes no Distrito Federal não apresenta alterações significativas na comparação com os últimos meses. O índice do meio FM está em alta em Brasília, assim como em outros mercados brasileiros, além de sofrer com a influência da nova forma de abordagem feita pelo Kantar Ibope Media. Acompanhe alguns destaques (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre dez/15 a fev/16):

No topo

A Clube FM 105.5 de Brasília segue liderando nos principais períodos da medição de audiência. A rádio continua com uma vantagem segura em relação às suas principais concorrentes no Distrito Federal, permanecendo na primeira colocação em períodos como o 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). Os índices da emissora também continuam em alta, sem oscilações significativas na comparação com os resultados obtidos em 2015. Em alguns períodos a emissora tem oscilado entre 16% a 17% de share no Distrito Federal (filtro que mostra a divisão do total da audiência FM entre as emissoras medidas).


 Brasília também continua observando a proximidade que existe entre a Atividade FM 107.1 e a Jovem Pan FM 106.3 (líder no segmento jovem/pop no Distrito Federal). As emissoras que são controladas pelo mesmo grupo de comunicação fecham o “top 3”, que não tem apresentado mudanças nos últimos anos. As três primeiras colocadas continuam com uma fatia considerável do universo FM no Distrito Federal.

Mais destaques
A CBN FM 95.3 também está estável no ranking FM do Distrito Federal, mantendo uma larga vantagem para emissoras concorrentes. Desde 2015 a estação “all-news” segue posicionada em quarto lugar geral nos principais períodos da pesquisa, permanecendo isolada na colocação neste início de 2016. Na sequência aparece uma das novidades do ranking: a Antena 1 FM 93.7, emissora líder no segmento adulto-contemporâneo, que agora aparece na quinta colocação geral.

A Canção Nova FM 89.1 também está posicionada entre as dez primeiras colocadas do ranking FM do Distrito Federal, assim como a Nova Aliança FM 103.3.

Nova abordagem da pesquisa

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.

Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016 (janeiro a março). A pesquisa atual conta com os meses de janeiro e fevereiro com a nova abordagem.

Com informações do Tudoradio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário