domingo, 6 de novembro de 2016

CBN demite jornalistas e perde afiliada no Nordeste


A Central Brasileira de Notícias encara sua primeira leva de mudanças sob a gestão de Ricardo Gandour, ex-executivo do Grupo Estado que assumiu a diretoria executiva da emissora de rádio no início de outubro. Com o novo gestor, a CBN, como o veículo radiofônico é conhecido pelo público, promoveu nesta semana dispensas nas redações de São Paulo e do Rio de Janeiro, praças que funcionam como cabeças de rede da programação. A lista de demissões conta com nomes de profissionais que estavam na casa desde o início do projeto hard news, que ganhou vida em 1991.

Repórter que fez parte da equipe que acompanhou de perto a direção do Sistema Globo de Rádio transformar a Excelsior em CBN há 25 anos, Cátia Toffoletto faz parte do time de jornalistas demitidos. Baseada na capital paulista durante as mais de duas décadas de serviços prestados à emissora, ela se destacou na produção de reportagens especiais e de pautas que giravam em torno do cotidiano do povo paulistano. Neste ano, teve o trabalho reconhecido por colegas e, por meio de votação online, foi uma das indicadas ao Prêmio Comunique-se na categoria “Repórter – Mídia Falada”.

Por meio do perfil que mantém no Twitter, Cátia agradeceu às mensagens de apoio que tem recebido de colegas e ouvintes, descartou a aposentadoria da imprensa e avisou: está desde já aberta a novos desafios profissionais. “Assim como milhões de brasileiros, busco uma nova oportunidade de trabalho na área”, publicou na tarde de quinta-feira, 3. Na redação da CBN em São Paulo, ao menos outros quatro jornalistas tiveram seus vínculos encerrados. Também deixaram a emissora os repórteres Vagner Magalhães, Alessandra Dias, Cinthia Gomes (atingida por uma bala de borracha disparada por policial em janeiro) e Marcela Guimarães.

Outra veterana do veículo foi dispensada, mas no Rio de Janeiro. Na rádio há 18 anos e dedicando-se nos últimos tempos ao comando do noticiário ‘CBN Rio’, Carolina Morand foi demitida na terça, 1º de novembro. Na praça carioca, também deixaram o Sistema Globo de Rádio a repórter Marcela Lemos, o produtor Flávio Delgado e três funcionários do departamento de recursos humanos, conforme repercutiu o blog Auvaro Maia. Então gerente de jornalismo da rede e que assumiu interinamente a direção com a saída de Mariza Tavares, Álvaro de Oliveira Filho deixa o posto de gestão para seguir atuando exclusivamente como comentarista esportivo, informou o colunista Anderson Cheni.

Em texto divulgado no Facebook, Carolina enfatizou o quanto evoluiu profissionalmente – e na vida pessoal – durante o tempo em que trabalhou na CBN. “Só tenho a agradecer à casa, que fez e sempre fará parte de quem eu sou. Comecei como estagiária, fui repórter, gerente, âncora, tive vários empregos num só. Namorei, casei, tive minha filha, comprei meu apartamento, viajei, aprendi, ensinei, me diverti muito. E o principal: fiz MUITOS amigos”, afirmou a jornalista. “É isso, gente, estou emocionada, mas com o coração leve e a certeza do dever cumprido. Vou ali me reinventar e já volto”, complementou a âncora.

Fim de afiliada no Nordeste

Além do corte do quadro de funcionários em suas principais redações, a CBN está prestes a perder uma de suas afiliadas no Nordeste. Emissora mantida pela Rede Bahia desde 2010, a CBN Salvador vai deixar o dial ao fim de novembro. Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, a equipe do veículo de comunicação nordestino confirmou a informação inicialmente divulgada pelo portal Bahia no Ar. Com o fim da parceria com a Central Brasileira de Notícias, a rádio da Rede Bahia vai passar a transmitir em 91.3 FM a programação musical da Jovem Pan. A mudança será feita em 1º de dezembro.

Com informações do Portal Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário